quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Fandublagem: uma eterna polêmica

Como o Dublanet meio que se tornou uma ditadura tal qual certos governos que não posso falar eu optei por escrever um pouco no meu blog mesmo (pouco por que a priguiça impera e o twitter não ajuda).

Como eu disse lá no dubla e disseram, não é por que você está "brincando de dublador" que você fará um "cerviço porco". Afinal, nunca se sabe quando uma oportunidade surge de uma brincadeira. Alguém já parou pra pensar nisso? Talvez muitos daqueles novatos de tempo, corpo, alma e mente lá também não pensaram. Uma coisa é uma "fun"dublagem, onde até o nivel duvidoso técnico pode ser um fator para brincadeira. Outra é a fandublagem, onde as pessoas verão na expectativa de verem obras dubladas melhoradas e aquelas que talvez nunca cheguem, dubladas.

E como eu também havia dito, os "veteranos" tão lá pra ajudar e não assustar. Mas ninguém é um padrão de personalidade. Temos a Karol, mais meiguinha e gentil... Mas em contrapartida o Lombota que diz na lata, no aluminio e no diamante mesmo. Ambos com o mesmo objetivo: serem criticos e ajudarem. E se acha que "veteranos" são totalmente fodas, estão enganados. Seres humanos nunca ficam completos. Eles também escorregam não só em fandubs quanto em qualquer outra coisa na vida.

Para muitos, a fandublagem se tornou o reduto de sonhos que eles mesmos sabem que talvez nunca realizem (eu por exemplo, tornou-se dificil para mim tentar ter aula na Fego Camargo para virar atriz e consequentemente dublar profissional. É a vida, e ela leva você para vários cantos) e também a porta dos sonhos para aqueles que estão à caminho. E ambos o casos, as pessoas querem melhorar, estou mentindo? Agora o cara que só faz por hobby, nem um nem outro, esse talvez queira levar na coxa, mas ainda sim, tem casos que o cara quer evoluir.

Agora vem e começam a brigar. Isso é ridiculo! Se não aguenta, bebe leite, fio! Não põe trabalho na net que a turma vai ter opnião e vai falar, mesmo que pelas costas. Em nenhum lugar na vida você só receberá crítica. Nem pais vivem só de elogios pras crias (a não ser os sem-noção que mimam a criança até os 40 anos). Então cresçam. Não só em fandub, mas em geral. A fandub é apenas a ponta no iceberg na vida do fandublador. Se nem na "brincadeira" vocês conseguem levar a crítica, o que farão em algo pra valer, como um emprego a sério? Vai sair na porrada com o seu chefe?

E graças a pitboys, o Dublanet virou uma ditadura. Pitboys que deram motivo pra também começar uma represália ácida e ironica. Agora não se pode tomar partido em nenhum lado. Daqui a pouco, a área de fandub será retirada por panelinhas e picuinhas.

Ah, e aviso aos "novatos": acham que as panelinhas são apenas entre veteranos e novatos? Agora vem a bomba, por que até entre veteranos tem panelinha. Não citarei nomes, seria falta de ética. E também entre novatos. E também entre Novatos com Veteranos contra um membro relativamente no meio (que não citarei, mas muitos o conhecem).

Acredito que muitos ali tem talento e os que não tem, mas gostam e/ou tem uma voz única, lapidando e trabalhando podem ir longe, seja com fandub, dublagem ou na vida.

Essa é minha opnião. Que chova pedradas ou flores, mas exponham suas opniões com RESPEITO.

2 comentários:

  1. Oi Casty!! Vim fazer uma visitinha e dizer que seu blog é muito legal! parabéns!
    Sobre o post, realmente, conseguir respeito na internet é impossível hoje em dia. Todos se sentem no direito e dever de serem grossos com quem quer que seja. No fórum não é diferente, eu mesma sofri um ataque gratuito de um dos moderadores só porque fiz uma piadinha e ele pegou mal. Mas apesar de tudo, o projeto do CD drama tá indo bem. Faltam poucas falas agora.
    Essa semana a gente foi trolada nos nossos blogs por alguém que nem se identifica e se acha dono da verdade. É covardia, prefiro discutir com alguém que existe. rsrs Porém é desgastante, né? Muita coisa podia ser evitada com o famoso respeito e educação.
    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Uau! Nem sabia que existia gente querendo ser dublador(a) e ainda por cima, lutando muito pra conseguir isso!

    Vi um dos seus vídeos:

    RELEASE!【UTAU カバー】月光食堂 Gekkou Shokudou 【Mahoune Arrow】+ VB

    Baixei a música desse vídeo. (Gostei dela. Foram vocês que a fizeram mesmo?)

    Notei que às vezes vocês usam cenas de anime, e que isso pode ser um obstáculo, por conta de direitos, etc.

    Se for de alguma ajuda (é improvável, mas num custa tentar), eu tenho um canal onde coloquei minhas animações (que fiz eu mesmo. Por isso são um tanto [leia-se "bem"] toscas). São 10 ao todo:

    http://www.youtube.com/user/Ufosburger#g/u

    Algumas são no estilo anime. E todas estão disponíveis pra se fazer o que quiser com elas.

    Bem, como quase todas são "mudas" (a última foi baseada numa música [free] do Envy), pensei que poderiam usá-las para divulgar seu trabalho, sem se preocupar com direitos autorais.

    A "BILHETES" talvez lhe agrade mais, por ser mais ou menos shoujo (ainda que meio melancólico):

    http://www.youtube.com/watch?v=ECC_67II4iM

    Caso queira usar alguma, se precisar de algum documento da minha parte (cedendo os vídeos) ou qualquer coisa que seja, é só me contatar (no meu blog tem o meu e-mail [na parte de baixo, bem no final]. É só clicar no meu nome).

    (Ah, meu nome é Cristiano. Ufosburger é o nome do meu blog, lógico. ^^)

    Espero que isso seja de alguma ajuda.


    Estou torcendo por você!



    Aews! o/

    ResponderExcluir